pt Português       en English

As migrações pendulares de trabalho geradas por Évora

Capa
Autor(es):
ALEGRIA, João Manuel
Preço:
18 €
Páginas:
213
Ano Publicação:
2004
ISBN:
972-636-152-7

Encomendar

Resumo

Os movimentos pendulares de trabalho, vulgarmente designados por migrações pendulares, são frequentemente utilizados no estudo da organização funcional dos espaços regionais e consequente delimitação de Áreas Metropolitanas. O estudo que aqui se apresenta expressa uma mudança de escala de analise do fenómeno, na medida em que visa a caracterização dos fluxos pendulares gerados em torno de Évora, cidade média/intermédia no interior alentejano, cabeqa do sistema urbano regional e centra de emprego estruturante de uma bacia de emprego emergente.

Ao longo das páginas que constituem este trabalho procura-se, a par da caracterização da estrutura sócioprofissional dos fluxos gerados par Évora, tendo par base o Censo de 1991, a identificação das motivações individuais que presidem a separação casa-trabalho, assim coma a compreensão da dinâmica de usa dos transportes.

Encerra-se com algumas reflexões e recomendações que, se espera, sirvam de base para a formulação de politicas e medidas de desenvolvimento e ordenamento do território integrado na Bacia de Emprego de Évora.

Palavras chave : Movimentos pendulares, bacia de emprego, cidades médias, Évora.

Informação actualizada em 07/04/2006