pt Português       en English

Análise de Dados II. Programa

Capa
Autor(es):
ABREU, Diogo
Preço:
10 €
Páginas:
402
Ano Publicação:
2006
ISBN:
978-972-636-174-9

Análise de Dados II. Programa (PDF formato pdf, 3 297 KB)

Encomendar

Resumo

O programa da disciplina de “Análise de Dados II” reflecte a importância que as metodologias de análise de dados têm no ensino da Geografia e na prática dos geógrafos.
Os problemas geográficos são muito diversificados. Vão desde o ambiente natural ao comportamento dos indivíduos. A sua complexidade e abrangência obrigam, actualmente, ao conhecimento diversificado de técnicas rigorosas de recolha e de tratamento da informação disponível.
A delapidação e o esgotamento de recursos, a poluição do meio e a degradação da qualidade de vida das populações, a protecção contra riscos naturais, económicos e sociais, a evolução da população e as migrações, a organização espacial dos indivíduos, das instituições e das suas actividades, o desenvolvimento nacional, regional ou local e a urbanização, os sistemas de transporte e comunicação são aspectos da realidade geográfica que exigem ao geógrafo que os descreve, que os compreende e que neles tem de intervir, competências alargadas, em que se devem aliar ao conhecimento teórico dos problemas as capacidades técnicas de interpretação da informação disponível ou que é necessário recolher.
Cada escala de análise ou de intervenção no trabalho que se faz em Geografia tem associada uma tipologia de formas de recolha da informação, que tem a ver com a perspectiva teórica do investigador, a natureza intrínseca dos dados obtidos e com as técnicas de tratamento a utilizar.
Ao nível local, privilegia-se a observação directa, a observação participante, as entrevistas pessoais e os encontros de grupo, os dados recolhidos são muitas vezes de natureza nominal, e as técnicas de tratamento qualitativas. No âmbito regional, nos procedimentos da recolha de informação dominam os inquéritos e o acesso a informação estatística estruturada, muitas vezes recolhida e disponibilizada por organismos especializados, onde a natureza dos dados é quase sempre paramétrica e os tratamentos são fundamentalmente do tipo multivariado. E nas macro-análises às pequenas escalas, tem de se usar os dados que existem geralmente apresentados em escalas de razão enquanto os tratamentos são do tipo quantitativo multivariado.
A Geografia apresenta ainda uma grande riqueza e diversidade no posicionamento filosófico dos seus praticantes, que vai desde o possibilismo e o positivismo até ao neo-modernismo e ao pós-estruturalismo.(...)(extracto da introdução, pp. 15-16)

Objectivos gerais:(extracto, p. 25)
1)- Dar a conhecer os métodos de análise estatística multivariada e as técnicas de análise de dados que são mais utilizados na investigação geográfica;
2)- Saber em que circunstâncias e em que condições se deve proceder à sua aplicação;
3)- Compreender os aspectos teóricos fundamentais e os procedimentos de utilização dos métodos de análise de dados;
4)- Conhecer as potencialidades e os limites das suas aplicações;
5)- Ter a capacidade de executar as análises estatística multivariadas e as técnicas espaciais de análise de dados mais utilizadas na investigação geográfica, nomeadamente quanto à selecção adequada das variáveis e à escolha das opções de funcionamento dos métodos;
6)- Saber interpretar os resultados, avaliando criticamente a aplicação dos métodos analíticos enquanto instrumentos de compreensão das realidades e dos processos geográficos;
7)- Fornecer uma base que permita a compreender o utilizar técnicas de análise mais avançada, de forma autónoma.

Informação actualizada em 20/06/2023