pt Português       en English

Geografia dos Serviços: Reestruturação Produtiva e Inovação Social

Capa
Autor(es):
ALVES, Teresa
Preço:
20 €
Páginas:
250
Ano Publicação:
2005
ISBN:
972-636-149-4

Encomendar

Resumo

Este livro resulta da conjugação de duas linhas de investigação, em primeiro lugar a investigação para o ensino das disciplinas leccionadas no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, em segundo, a investigação desenvolvida no Projecto POCTI/GEO/52/2001 “Serviços e Desenvolvimento: que oportunidades para as áreas rurais?”.
As grandes questões que se colocam são: porque razões crescem as actividades de serviços? Até que ponto o crescimento dos serviços pode colmatar o declínio do emprego nos outros sectores? Quais as características do trabalho que está a ser criado nos serviços? Quais os factores que influenciam a procura e a oferta de serviços? Porque razão os serviços tendem a ter uma localização concentrada? Qual a contribuição dos serviços para o desenvolvimento urbano e regional? Qual será a evolução futura? Como é que as novas tecnologias afectarão o tipo e a localização do emprego nos serviços? Quais as mudanças que podemos perspectivar para uma sociedade que tem por base sistemas de produção baseados em actividades cada vez mais desmaterializadas?
Para responder a estas questões o livro apresenta: na primeira parte, as evidências empíricas da reestruturação produtiva e das mudanças sociais decorrentes da expansão dos serviços; na segunda parte, uma reflexão sobre a necessidade de reconceptualizar o modo como abordamos os serviços, decorrente das mudanças organizacionais, económicas, sociais, culturais e políticas; na terceira parte, as principais teorias sobre as relações entre os serviços e o território, terminando com uma análise sobre os factores de mudança da localização de alguns tipos de serviços. (extracto, pp. 10-11)

Informação actualizada em 22/05/2014