Resumo
A presente publicação visa divulgar diferenciações espaciais das componentes físicas e biofísicas em Portugal continental, já parcialmente apresentadas e que foram realizadas no âmbito do projecto de investigação "Metodologias de Avaliação da Reserva Ecológica Nacional – MAREN"
A informação respeitante a cada uma das componentes foi transposta para uma base concelhia de forma a integrar estes dados com os de natureza socio-económica, bem como permitir a diferenciação física e biofísica regional (em base administrativa).
Inicialmente é apresentada a concepção ambiental proposta bem como a importância das componentes em análise. Estas pertencem aos subsistemas ambientais litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera e noosfera.
As variáveis foram agregadas em parâmetros, indicadores e índices, de acordo com o Plano Nacional da Política do Ambiente.
As variáveis tratadas organizam-se por unidades naturais e não por base concelhia. Foi, por isso, necessário desenvolver uma metodologia de transposição dos dados cartográficos e pontuais para a base administrativa escolhida.
A informação contida nos mapas que evidenciam os contrastes regionais só deve ser utilizada às escalas nacional e regional e nunca intra-concelhia. Estes mapas são apresentados por sistemas (subsistemas ambientais) e dentro destes por parâmetros, indicadores e índices.