pt Português       en English

Contrastes espaciais concelhios de algumas componentes ambientais em Portugal continental

Capa
Autor(es):
PEREIRA, Ana Ramos; RAMOS, Catarina
Páginas:
40
Ano Publicação:
2000
ISBN:
972-636-128-1

Contrastes espaciais concelhios de algumas componentes ambientais em Portugal continental (PDF formato pdf, 2 995 KB)

Publicação esgotada

Resumo

A presente publicação visa divulgar diferenciações espaciais das componentes físicas e biofísicas em Portugal continental, já parcialmente apresentadas e que foram realizadas no âmbito do projecto de investigação "Metodologias de Avaliação da Reserva Ecológica Nacional – MAREN"

A informação respeitante a cada uma das componentes foi transposta para uma base concelhia de forma a integrar estes dados com os de natureza socio-económica, bem como permitir a diferenciação física e biofísica regional (em base administrativa).

Inicialmente é apresentada a concepção ambiental proposta bem como a importância das componentes em análise. Estas pertencem aos subsistemas ambientais litosfera, atmosfera, hidrosfera, biosfera e noosfera.

As variáveis foram agregadas em parâmetros, indicadores e índices, de acordo com o Plano Nacional da Política do Ambiente.

As variáveis tratadas organizam-se por unidades naturais e não por base concelhia. Foi, por isso, necessário desenvolver uma metodologia de transposição dos dados cartográficos e pontuais para a base administrativa escolhida.

A informação contida nos mapas que evidenciam os contrastes regionais só deve ser utilizada às escalas nacional e regional e nunca intra-concelhia. Estes mapas são apresentados por sistemas (subsistemas ambientais) e dentro destes por parâmetros, indicadores e índices.

Informação actualizada em 08/04/2024