pt Português       en English

Programa de análise regional e urbana

Capa
Autor(es):
ABREU, Diogo
Páginas:
111
Ano Publicação:
1993

Publicação esgotada

Resumo

O Relatório apresentado fundamenta o programa, o conteúdo e os métodos do ensino teórico e prático da disciplina de Análise Regional e Urbana do curriculum do terceiro ano da licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, Variante de Geografia Humana, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Nele se referem os objectivos gerais da disciplina, e o modo como se pensa que venham a ser atingidos, tendo sempre presente no pensamento que os alunos de hoje serão, brevemente, trabalhadores de planeamento, cuja missão será a de ajudar a construir os territórios em que todos iremos viver.

Os conteúdos programáticos, e a distribuição por que se encadeiam ao longo do programa, resultam da convergência do que se pensa venham a ser as maiores necessidades dos alunos no futuro e da experiência do ensino destas matérias ao longo dos últimos cinco anos.

Os métodos de ensino e os instrumentos didácticos apresentados, evidenciam a preocupação de tornar o mais prático possível o ensino destas matérias, promovendo a capacidade dos alunos para a resolução de problemas e tomada de decisões, no contexto metodológico adequado, salientando-se a importância da sua capacidade de auto-aprendizagem.

Considera-se a avaliação dos alunos, mas também a do docente e do programa.

Apresenta-se a bibliografia de apoio que se considera ser adequada ao programa e aos diversos tipos de alunos, não esquecendo de tratar alguns temas com maior detalhe e incluir referências bibliográficas mais abrangentes, a fim de facilitar o trabalho de pesquisa própria que se deseja que os alunos desenvolvam.

Informação actualizada em 07/04/2006