pt Português       en English

Desenvolvimento local em espaço rural e novas competências

Capa
Autor(es):
MARQUES, Raúl Jorge
Preço:
15 €
Páginas:
193
Ano Publicação:
2000
ISBN:
972-636-124-9

Publicação esgotada

Resumo

Para tentarmos compreender «qual a disponibilidade e o contributo dos cidadãos para o desenvolvimento local em espaço rural», partimos de uma reflexão sobre o mundo rural (diferentes preocupações geográficas; natureza da crise e estratégias de mudança; critérios para delimitar o espaço rural) para a apresentação de dois exemplos de desenvolvimento e participação, nomeadamente, na Bélgica (região valã) e em Portugal (concelho de Santa Comba Dão – região Centro, sub-região Dão-Lafões).

Porque defendemos um enquadramento legal de âmbito nacional e local que viabilize qualquer transformação duradoura, procuramos detectar os objectivos inerentes a todo um conjunto de instrumentos que surgem como agentes de mudança (Plano de Desenvolvimento Regional, Programa das Iniciativas de Desenvolvimento Local, Programa Operacional de Promoção do Potencial de Desenvolvimento Regional, Iniciativa Comunitária «LEADER», Plano de Acção Local LEADER/ADICES e Plano Director Municipal do Concelho de Santa Comba Dão).

Ao considerarmos os cidadãos, individualmente ou associados, como um dos pilares da responsabilidade partilhada e do desenvolvimento sustentado do espaço rural, avaliamos igualmente o actual contributo e disponibilidade existente no Concelho de Santa Comba Dão, propondo-se para o efeito uma tipologia da participação (sociopolítica, cultural/lazer e cultura/política) resultante da inter-relação de diferentes indicadores, em que o associativismo e a informação são de primordial importância.

Contrariamente ao que é voz corrente em Portugal, pensamos ter demonstrado que os homens e as mulheres santacombadenses (não acreditamos serem uma excepção) evidenciam uma significativa apetência pela participação em diferentes actividades e/ou iniciativas. Todavia, é necessário que os promotores de desenvolvimento (poder local. órgãos de informação local/regional e associações) concebam e/ou aceitem novas estratégias de comunicação e motivação, que permitam não só alargar o envolvimento já existente mas também criar uma dinâmica local onde a participação seja a palavra de ordem.

Principais conceitos : responsabilidade partilhada, exercício da cidadania, vertentes da participação, desenvolvimento sustentado do espaço rural.

Informação actualizada em 01/10/2012